| Short Bio | BIOGRAFIA RESUMIDA
 

__________________________________________________________________________________________________________________________

| Carlos Sena Caires
| 24 de Fevereiro de 1971 | Natural de São Jorge | Conselho de Santana | Ilha da Madeira | Portugal.
| Vive na Rua Actor Soares Correia, nº 41-0.2 Ramalde, 4250-476 Porto.
| +351 93 426 11 50 | e-mail: ccaires@porto.ucp.pt | cscaires@gmail.com

__________________________________________________________________________________________________________________________

| Biografia resumida

CARLOS SENA CAIRES é doutor em Estética, Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Paris 8 (França). É professor auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e investigador no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). É editor-chefe da revista científica CITARJournal e coordena a linha de investigação de Artes Visuais e Interativas. Enquanto investigador, tem como área de estudo a Arte Digital e Interativa e como domínio de especialização a Narrativa Fílmica Interativa, em cujo âmbito tem orientado e arguido teses de mestrado e de doutoramento. Enquanto docente lecciona unidades curriculares diversas nas áreas da edição de vídeo, efeitos vísuais, argumento interativo e teoria dos média. É presidente do Conselho Pedagógico da Escola das Artes, também coordena o Mestrado em Som e Imagem e a Formação Avançada do Centro de Criatividade Digital. Enquanto artista é regularmente convidado a expôr as suas obras interativas, tanto no nosso país como no estrangeiro. Recentemente participou na exposição coletiva Procesalia2013 em Santiago de Compostela (Espanha), com a instalação "A VIAGEM". Em 2011 participou no 5º festival de artes digitais de Belo Horizonte (FAD), no Brasil, com o projeto O JARDIM DO TEMPO, e em 2010 na Mostra de Arte Múltiple Contenporáneo de Madrid com o vídeo TV-BANANA 2.0 METAMORFOSE. Destacam-se ainda as exposições nas 40 horas de Serralves em Festa, em 2007 e a retrospectiva ANACRONIAS no Centro de Artes Casa das Mudas, na Madeira, em 2008.

____________________________________________________________________________________________

A instalação vídeo-interactivo “CARROSSEL” foi exposta nas 40 horas “Serralves em Festa 2007” e na exposição coletiva "What is Watt" no fórum da Maia em 2006; As instalações “AURORGÁSMICA” (2003) e “TV-BANANA” (2005) foram apresentadas no Museu de Arte Contemporânea do Funchal (Madeira); E o projecto colectivo “PODRIFICACION” integrado na mostra Processalia2002, foi apresentado em Santiago de Compostela. Mais recentemente, em Outubro, participou com o vídeo "TV-BANANA 2.0 Metamorfose" na 18ª Mostra de Arte Múltiple Contemporâneo de Madrid, Estampa2010.

Em 2010 doutorou-se pela Universidade Paris 8 (Vincennes Saint-Denis - França), sob a orientação do Professor Jean-Louis Boissier, na escola doutoral "Esthétique, Sciences et Technologie des Arts" (EDESTA), especialização em Artes Plásticas e Fotografia, com uma tese intitulada: "Les Conditions du Récit Filmique Interactif, Dispositifs et Réception" (29 de Setembro de 2010). Em 2004 finalizou, na mesma universidade o Diploma de Estudos Avançados (DEA) sobre o tema do Aleatório na Imagem Vìdeo Digital.

Em 2001, concluiu o seu mestrado em Som e Imagem, especialização em Artes Digitais, sob a orientação do professor Michael Klein, na Escola das Artes da Universidade Católica, com uma dissertação intitulada: "Impressão Digital" que visava o estudo de novas formas de expressão artística no uso de processos interactivos e da imagem vídeo digital.

Em 1995 licenciou-se em Design-Projectação Gráfica pelo Instituto Superior de Arte e Design (ISAD - Universidade da Madeira, Funchal) e em 1996 foi bolseiro ERASMUS pela mesma instituição, complementando os seus estudos na Università degli Studi di Venezia – Facoltà di bella Arti (Veneza, Itália), onde também colaborou em vários projectos com o atelier de design gráfico “Zen”. Trabalhou durante vários anos no Diário de Notícias da Madeira como Designer Gráfico, assumindo no último ano e meio de serviço as funções de director do Departamento de Arte.

Foi Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2004 e 2008. Em 2001 recebeu uma Menção Honrosa no 1º Festival Internacional de Cinema Interactivo, PortugalMedia2001 com o único trabalho português a concurso, “ConTingÊncia#21” e em 1999 foi galardoado com o 1º prémio na categoria de Jovens Talentos no Concurso Nacional “Multimédia XXI”, com o CD-ROM Interactivo “SALOMÉ III”.